Municípios serão capacitados para socorrer animais atingidos por manchas de óleo nas praias

Representantes dos órgãos ambientais de Alagoas se reuniram, nesta segunda-feira (7), na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em Maceió, para discutir as medidas conjuntas que serão tomadas para minimizar os impactos ambientais causados pelas manchas que estão se espalhando na costa do estado.

Os órgãos ambientais em Alagoas estão unidos para traçar estratégias visando dimunuir os impactos de contaminação com as manchas de óleo que apareceram nas praias. Umas das medidas já denifidas é a capacitação dos municípios para fazer primeiros socorros nos animais atingidos pelas substância.

Diversos secretários do meio ambiente dos municípios fizeram o relato da situação de cada cidade durante a reunião, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira e o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), Gustavo Lopes.

Os municípios ainda foram orientados a enviar os resíduos que já se encontram nas praias para a Central de Tratamento de Resíduos Metropolitana (CTR), localizada no município de Pilar, para que possa ser feito um descarte de forma apropriada.

O coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA/AL, Ricardo César, ainda reforçou a importância de a população evitar o contato direto com o material. Ao avistar manchas de óleo nas praias é recomendado informar ao órgão ou a prefeitura local o mais rápido possível. E em caso de contato acidental, a indicação é aplicar gelo sobre a área e higienizar, utilizando óleo de cozinha.

08/10/2019